
Você sabe como é classificado o café? Certamente já ouviu falar em Café Tradicional, Extraforte, Superior, Gourmet e Especial.
Vamos falar um pouco sobre esse assunto para melhorar nossas escolhas?
Nós temos no Brasil a ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, que criou as 4 categorias de classificação de cafés e hoje trabalha com certificação de cafés comercializados em grande escala no país.
Quando estamos buscando cafés para consumo em redes de mercado, supermercados e hipermercados, o trabalho desenvolvido pela certificação ABIC é fundamental, pois um café que possui o Selo de Qualidade e Pureza ABIC garante que há apenas café dentro do pacote e que ele está enquadrado na devida categoria.
Mas tudo tem um porém como observamos na imagem de classificação, os cafés extrafortes e tradicionais estão posicionados como cafés regulares com notas entre 4,5 e 5,9 e quando vamos adquirir o nosso pacote de café não conseguimos identificar se ele está classificado mais próximo de 4,5 para o lado dos não consumíveis ou se ele está mais próximo dos 5,9 de uma categoria superior. Essa lógica se aplica também para as outras categorias, por isso há tanta variação de preço entre marcas e trabalhando com produtos de uma mesma categoria, às vezes a matéria prima verde possui qualidade maior ou menor que irá impactar no preço final do produto.
E o que é importante para fazermos boas escolhas?
Vamos observar que temos apenas um bom café na categoria superior e quando ele atinge uma nota 7, ou seja, para termos certeza que estamos consumindo um bom café o ideal é a busca pelo café gourmet que desde sua nota mais baixa já garante que estamos levando para casa um café de boa qualidade.
Agora você pode estar se perguntando: O que determina essas notas?
Primeiro nós levamos em consideração a quantidade de defeitos do café por amostragem e depois precisamos entender as características da bebida.
Cafés Tradicionais e Extrafortes:
Podem ser blends de variedades Arábica e Canephora, aceita maior percentual de defeitos na amostragem e tem por característica serem lembrados por amargor de moderado a intenso, pouca doçura, encorpado e adstringente. Aqui temos torras mais escuras e o café é lembrado como uma bebida preta.
Café Superior:
A variedade deve ser 100% arábica, porém aceita apenas 10% de defeitos na amostragem e sua característica é ser lembrado por um café suave, com um amargor e acidez leve, frutada com notas de caramelo. Ainda temos uma torra mais escura, porém a melhora da matéria prima ajuda na percepção do sabor.
Café Gourmet:
A exigência aumenta significativamente, pois deve ser 100% arábica e não tolera % de defeitos na amostragem, sua bebida passa a ser percebida como um café suave, porém, doce, ácido, frutado e cítrico. A torra passa a ser média e produz uma bebida mais clara buscando evidenciar as qualidades da matéria prima.
Até aqui fica muito claro o que devemos buscar na embalagem do café que encontramos geralmente nas redes de mercado e o que esperar dele como bebida.
Mas e o CAFÉ ESPECIAL?
São cafés que passam por outra metodologia de avaliação além da rigorosidade quanto aos defeitos por amostragem, esses passam por um protocolo de avaliação SCA (Specialty Coffee Association), um padrão internacional que analisa o café por pontuação de 0 a 100 pontos, sendo especial somente os cafés acima de 80 pontos.
O que é avaliado no protocolo SCA?
Fragrância e Aroma, Padronização Sensorial de Xícara, Ausência de Defeitos na Bebida, Doçura, Amargor, Acidez, Corpo e Sabor Residual.
Toda essa avaliação e a busca por cafés de excelência são o foco de fazendas e torrefações que buscam entregar para o consumidor final uma experiência sensorial com a bebida trabalhando com pós-colheita e lotes bem definidos, curvas de torra adequadas e desenvolvidas para cada café especial.
E onde você poderá adquirir o café especial? Em locais especializados em café que asseguram a origem e qualidade na curadoria da escolha desses cafés assim como fazemos no Vilarez Empório do Café.
Fonte da imagem: https://www.cafeculturabrasil.com/wp-content/uploads/2022/03/RECOMENDACOESTECNICASABIC.jpeg