O mundo do café especial tem um acessório primordial que é sinônimo de preparo de qualidade, o moedor de café!

Ao falar de café de qualidade falamos em preparo de excelência e ter um moedor para garantir o frescor do café no preparo é de longe um diferencial.

Precisamos de atenção e informação para escolher esse acessório, não é simplesmente escolher pelo preço simplesmente em virtude do fato de que todos irão moer o café.

Vamos primeiro falar de construção. É inegável que moedores mais renomados de marcas famosas e tendem a possuir uma construção de maior qualidade, isso vai influenciar em dois aspectos importantíssimos: a durabilidade do seu acessório e a usabilidade dele. Essas características são ainda mais evidentes quando o moedor é manual, geralmente quando a construção é de baixa qualidade o esforço para moer é proporcionalmente maior e o barato, muitas vezes, sai caro.

Agora vamos falar das lâminas que encontramos nos moedores:

Lâmina Plana: Com certeza você já viu aqueles moedores que parecem um liquidificador, uma lâmina reta em um copo que irá moer conforme o tempo de contato com o café. Aqui falamos de moedores elétricos de entrada, fazem um trabalho rápido, porém sem muita eficiência, uma vez que o resultado é uma moagem irregular. Isso dificulta padronizar receitas e utilizar métodos de preparo mais exigentes.

Discos: São utilizados em moedores elétricos que geralmente precisam dar conta de alto volume. A granulometria é mais precisa que a lâmina plana, pois há dois discos em contato onde um deles rotaciona e no vão passará o grão para ser triturado. Possui maior uniformidade na moagem e já é possível padronizar algumas receitas e métodos.

Mós: Podem ser de cerâmica ou de aço (mais preciso), que recebem o grão por um lado e entregam a moagem por outro. Geralmente possui ajustes mais precisos permitindo maior uniformidade na moagem, padronização de receita e enfim utilizar os mais diversos métodos de preparo conforme a construção do moedor. Nesse caso você pode optar por moedores manuais ou elétricos.

Agora que você já sabe diferenciar o moedor pela lâmina que ele utiliza, qual é o que mais atende sua necessidade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *