
Se você chegou até aqui, sua curiosidade sobre o mundo dos cafés especiais está aflorada e deseja mais conhecimento sobre o assunto.
E quando se fala em conhecimento sobre café é inevitável se deparar com o curso de barista, o profissional que é qualificado e estuda sobre café para proporcionar o melhor preparo e apreciação da bebida.
Nosso objetivo aqui é uma reflexão sobre como buscar esse conhecimento e realmente entender se a qualificação do barista é para você e se sim, como fazer uma boa escolha.
O primeiro passo é entender que não há uma regulamentação para o curso de barista, sendo então um curso livre e aberto para qualquer profissional difundir o conhecimento.
Depois precisamos entender que cada local utiliza uma metodologia de ensino e somente há a padronização de conteúdo em locais que aderem a metodologia SCA (Uma certificação internacional que tem seu conteúdo bem definido e instrutores autorizados).
Após saber disso você deve estar pensando: “Devo então fazer o curso de barista da SCA!”
E a resposta é depende pois são cursos com ticket mais alto, dependem de instrutores autorizados e locais certificados. Essa combinação nem sempre é a melhor para a sua necessidade.
Vamos analisar o que você precisa entender antes de escolher o melhor curso para sua necessidade.
Começando pela bebida café, antes de qualquer conhecimento sobre extração, processos de produção, tipos de torra, entre outros critérios, precisa estar bem clara a resposta da seguinte pergunta: Você consegue identificar doçura, acidez, corpo e amargor de um café? E não é falar “ah eu percebo sim” e sim compreender a bebida que está colocando na boca.
Se a sua resposta for não, a boa notícia é que isso pode ser feito de uma maneira leve, tranquila e bem mais barata do que você imagina, sabe como? Participando de eventos de degustação de café com profissionais que consigam te orientar a identificar essas características. Nesse caminho, sabendo identificar esses aspectos do café, você passa a ser um verdadeiro apreciador do café especial.
Mas e se a resposta for sim, eu já sei identificar tudo isso e sou um apreciador de cafés?
Então vamos falar sobre os cursos e a principal dica é: Não saia fazendo qualquer curso de barista por aí.
Precisamos entender algumas coisas antes, geralmente cursos de barista quando chegam na parte prática são focados em máquina de espresso e operação de cafeteria, te pergunto agora: Você tem uma máquina de espresso (uma máquina que exija regulagem fina) em casa ou pretende trabalhar com cafeteria?
Confesso que até então a maioria das pessoas que estão iniciando nos cafés respondem que não, principalmente pelo fato dos equipamentos de café serem caros no Brasil, o que dificulta o acesso para muitos.
Então eu lanço a pergunta: O curso de barista é o melhor caminho?
Perceba que você pode buscar alternativas mais tranquilas para melhorar o preparo do seu café e que podem ser muito mais aplicadas ao seu cotidiano, como por exemplo: cursos de introdução ao café especial, métodos de preparo coado, análises sensoriais, dentre outros.
Obviamente que em algum momento você precisará realizar o curso de barista, seja por profissão ou por conhecimento e nessa hora analise pontos determinantes antes de tomar sua decisão.
Se você já realizou outros cursos, provavelmente já sabe o que esperar ao ver um cronograma do curso de barista, lembre-se de olhar quem está realizando o curso, ou seja, quem é esse profissional e qual a trajetória dele no mundo do café, afinal como comentamos que não há regulamentação, nessa hora a experiência conta muito.
E por fim, se deseja seguir carreira, leve em conta o reconhecimento do certificado que você irá obter ao final dos cursos que você realizou.
Fonte imagem: